Monday, September 26, 2005

O simulado de Astronomia

Do diário de Scott Foutley

Já era mais de nove horas da noite e toda a turma do 5º ano ainda se encontrava na torre de astronomia, observando planetas e estrelas, e fazendo anotações confusas nos pergaminhos. Bom, ao menos deveríamos estar com os telescópios apontados para o céu... Eu mantinha o meu virado para o gramado, onde algumas pessoas conversavam. Sarah e Louise também mantinham os telescópios para baixo. Já adivinhou quem são as pessoas no gramado? Sim, os marotos, claro. O quarteto fantástico estava parado nos jardins e um grupo de meninas os cercavam, todos conversando animadamente. Sarah ficou roxa quando a cutuquei com a pena, apontando uma morena que se debruçava insistentemente em Sirius, que para o bem de sua vida, esquivava-se dela. Louise mantinha os olhos em Remo, que conversava com duas meninas. Ele parecia desconfortável e não parava de olhar para o relógio, alternando com as olhadas que ele dava na direção de onde estávamos.

YH: O que vocês tanto olham? – Yulli desistiu dos planetas e também se concentrou no gramado. – Ah, olha lá o exibido...
LS: Olha só que oferecida! Ela ta praticamente se atirando nele!
YH: Se você não se atira, tem quem faça isso...
SB: Tira a mão do ombro dele sua vaca!
Prof: Interessante...
SF: O que professora?
Prof: Ate alguns segundos atrás, eu podia jurar que os planetas ficavam naquela direção...

Ela apontou para o céu, indicando o ponto para onde deveríamos estar olhando. Rapidamente ajeitamos os telescópios, voltando a fazer anotações. Olhei para meu pergaminho. Os nomes que havia anotado não faziam sentido algum. Tinha misturado os nomes dos planetas com alguns signos. Apaguei metade do que já tinha feito e já estava recomeçando a anotar os nomes que me pareciam certos, quando Louise pisou no meu pé, apontando para baixo novamente. Algumas mas meninas haviam saído, restando apenas quatro: uma para cada.

YH: Merlin, quem será que vai ficar com o Pedro prego?
SB: Ele pode ficar com duas, porque nenhuma vai ficar com o Sirius!
LS: Três Sarah, porque eu vôo daqui de cima se aquela loira aguada ali colocar a mão no Remo outra vez!
SF: Eu não me preocuparia... Ele não me parece confortável com a situação e fica olhando pra cá. Parece querer desaparatar.
YH: Olha lá Sarah, a mão dela ta indo em direção ao cabelo do Sirius!

Sarah olhou depressa e num impulso, apanhou o tinteiro e atirou na garota. Mas sua pontaria não era muito boa e quem acabou levando a pancada foi Pedro. O gordinho caiu instantaneamente no chão, desacordado. Bom, ao menos isso serviu para aliviar as meninas, pois o desespero lá embaixo foi tão grande que ninguém pensava mais em nada, alem de acordar a criatura. As oferecidas foram embora, Sirius e Tiago sacudiam o corpo de Pedro estirado na grama e Remo olhava intrigado ao redor, tentando encontrar o atirador. Ele olhou em direção a torre e, no pânico, nos abaixamos, derrubando os telescópios.

SF: A menos que ele tenha olhos de águia, não acho que iria nos reconhecer...
SB: Ah droga, não queria matar o garoto.
LS: Você não o matou... Vaso ruim não quebra.
YH: Lou tem toda razão, lá esta a goles ambulante de pé outra vez.
Prof: Ham-ham. Suponho que já tenham terminado a avaliação?

Em coro e vozes desesperadas, informamos à professora que ainda não havíamos terminado. Como a movimentação no gramado havia cessado no momento em que o gordo desmaiou, voltamos nossas atenções para o céu. A única coisa que via era estrelas. Nem a lua estava visível. Hora ou outra minha lente captava a imagem de um planeta desconhecido e eu rapidamente anotava seu nome, inventado na hora, em latin no pergaminho. Se ela for traduzir os nomes em minha prova, encontrara planetas e constelações com os nomes mais sem sentido que você possa imaginar. Algumas tinham os nomes das minhas amigas e outras os adjetivos carinhosos sussurrados por Sarah e Louise contra as meninas atiradas... Pois é, acho que não me sai bem em Astronomia também...