Tuesday, May 19, 2009


- Devagar, Nick! Está muito acelerado! – Otter reclamou sentado atrás da bateria.
- A guitarra está desafinada, espere um pouco que vou arrumar – respondi sentando no chão do palco e recomeçando a afinar as cordas, tentando achar o tom certo.
- Alguém viu o Connor? – Nigel perguntou terminando de limpar o teclado – Ele geralmente é o primeiro a chegar aos ensaios.
- Boa pergunta, aonde ele se meteu? – Jake disse das poltronas na platéia. Ele rabiscava uma música nova e parou quando a porta da sala abriu – Ah, e por falar no diabo...
- Onde você estava? Estamos esperando tem meia hora – Otter reclamou outra vez.
- Conversando com a McGonagall. Nick, Nigel, o que estão fazendo aqui? Procurei vocês pelo castelo todo!
- Sunshine, você está bem hoje? – Nigel caminhou até ele e botou a mão na sua testa. Connor a tirou com um tapa – Nós ensaiamos todo dia nessa hora, aqui nessa sala...
- Hoje é a primeira aula do programa de bolsas da academia de aurores, esqueceram? – Connor falou nos encarando e levei a mão à testa, largando a guitarra na caixa – Vai começar em 5 minutos!

Deixamos Otter e Jake sozinhos na sala e corremos desabalados pelos corredores de Hogwarts. Estávamos no sétimo andar e a aula seria no terceiro. Nunca desci quatro lances de escadas tão depressa, devia ter quebrado um recorde. Ajeitamos as vestes tortas e os cabelos despenteados e Connor abriu a porta, fazendo a turma inteira olhar para trás. De pé na frente da turma estava o irmão dele, Micah, sua sócia Shannon e a diretora, os três nos encarando de sobrancelha erguida e acompanhando o trajeto que tivemos que fazer até os lugares vazios no meio da sala.

- Bom, já que os três cavalheiros resolveram se juntar a turma, podemos começar explicando como vai funcionar o projeto – Micah falou nos olhando com ar de reprovação e vi Connor corar, sem graça. Ele odiava ser chamado atenção.
- As aulas acontecerão três vezes por semana, durante um mês – Shannon começou a falar - Os candidatos passarão por uma série de rigorosos testes de caráter e aptidão ao cargo. Vocês terão que demonstrar capacidade para reagir bem à pressão, perseverança, dedicação e grande habilidade com defesa avançada. Uma vez aceito no programa, o treinamento continua por mais 3 anos na academia.
- Vamos ensinar o básico, mas que é o suficiente para avaliarmos quem está ou não apto a concluir um treinamento intenso como o de preparação para se tornar um auror – Micah tomou a palavra outra vez – Não adianta vocês passarem com O em todas as matérias e chegarem à academia e não conseguirem sequer um A em Prática da Magia Defensiva.
- Hoje vamos começar com uma matéria muito importante chamada Vigilância e Rastreamento. Vamos dividir vocês em trios, levar para o pátio e vamos dar um tempo para encontrarem os itens da lista que vamos entregar. A professora McGonagall e os professores Storm e O’Shea vão nos ajudar a monitorar os grupos. Vamos começar?

A turma se animou logo e Shannon e Micah começaram a circular a sala formando os trios para trabalharem juntos. Micah parou do lado da nossa mesa e mandou que trabalhássemos juntos, mas avisou que estaria se olho. Quando a turma já estava toda dividida, fomos para o pátio. Shannon nos entregou uma lista, Micah um mapa e conjuraram uma ampulheta, deixada em cima de um pedestal bem visível.

- Existem 10 itens escondidos pelo castelo – Micah começou – Alguns estão em lugares de fácil acesso, outros nem tanto. Cada grupo recebeu um mapa da localização exata dos objetos e quando virar a ampulheta, vocês terão meia hora para encontrar todos eles e trazer até aqui, usando apenas a varinha e o mapa. Prontos? Podem começar.

Micah virou a ampulheta sem nem ao menos esperar a turma confirmar que estava pronta e Nigel já saiu correndo, nos forçando a correr atrás dele sem termos chegado a olhar o mapa direito. Ele parou quando chegou ao meio do saguão e abriu o mapa, olhando para os lados, alucinado.

- Ô seu cotonete! – gritei dando um tapa na cabeça dele – Não sai correndo feito um louco assim, ainda temos que saber pra que lado ir!
- Mas não temos tempo, vamos ter que nos separar! – ele respondeu sem tirar os olhos do mapa.
- Eu sei, mas só tem um mapa, temos que ver pra que lado ir! – revidei.
- Ok, gordo, magro, calem a boca! – Connor interrompeu a discussão – Vamos ver onde estão os objetos e nos separar, sem afobação. Tudo bem se não encontrarmos todos, mas se continuarmos aqui discutindo vamos voltar de mãos abanando.

Nigel virou o mapa para Connor e ele corria os olhos pelo pergaminho, deslizando o dedo pelos pontos marcados com X. não sei se ele estava entendendo alguma coisa ou só fazendo pose, mas a julgar pela cara do Nigel, eu não era o único boiando diante daquele mapa. Não era um mapa de Hogwarts como os que estamos acostumados, mas um completamente diferentes, só com as coordenadas em forma de números e pontos e linhas em várias direções.

- Certo, entendi – Connor dobrou o mapa e nos encarou confiante – Nick, você fica com os três últimos andares. Tem três objetos escondidos neles: uma bússola atrás da estátua do trasgo, um lembrol do lado da tapeçaria dos elfos e um apagueiro no banheiro dos monitores, a senha para entrar é fresco como um pinheiro – assenti com a cabeça repassando mentalmente tudo que ele havia dito e Connor encarou Nigel – Você fica com o quarto, o terceiro e o segundo andar. Três objetos também, um bisbilhoscópio atrás do espelho, um canivete no pé da estátua da bruxa corcunda de um olho só e um onióculos no banheiro da Murta. Eu vou ficar com os outros 4 objetos que estão no térreo e nos jardins.
- Ah não, vou ter que entrar no banheiro daquela maluca? – Nigel resmungou e Connor riu.
- Espera ai! – interrompi antes que os dois corressem – Como você sabe disso tudo, só olhando esse monte de risco?
- Latitude e longitude – Connor respondeu como se fosse a coisa mais obvia do mundo – Micah me ensinou a ler coordenadas assim há muito tempo, acho que ele quis pregar uma peça na turma.
- Já disse que estou feliz por ter você no meu grupo? – Nigel bateu no ombro dele e rimos – Se não disse, está dito. E agora vamos embora porque já perdemos quase 10 minutos!

Connor ficou com o mapa confuso e nos separamos, nos misturando aos alunos dos outros grupos que corriam de um lado pro outro parecendo perdidos. Fui direto para o sétimo andar e logo encontrei a bússola escondida atrás da estátua do trasgo, guardando no bolso. Desci correndo para o sexto e demorei mais tempo para encontrar a tapeçaria certa, tinham muitas naquele andar. Quando consegui localizar o lembrol, já tinha perdido mais de 10 minutos. Cheguei aos atropelos no banheiro dos monitores e entrei com a senha que Connor me passou. O banheiro era imenso, por um breve momento tive vontade de ser monitor, só para poder usar aquele banheiro que mais parecia uma piscina. Mas a vontade passou depressa ao lembrar de todas as responsabilidades que o cargo trazia e resgatei o canivete da mão de uma estátua de uma sereia, guardando no bolso junto com os outros e voltando ao corredor.

Em menos de cinco minutos já estava de volta ao primeiro andar e trombei com Nigel no caminho, que também já tinha localizado os três objetos que ficou responsável por procurar. Íamos para o lado de fora procurar Connor, mas não chegamos a sair do saguão. Ele estava parado com o mapa dobrado em uma mão e 3 objetos presos na outra, olhando para dentro do salão principal com cara de paisagem.

- E ai? Achou todos? – perguntei quando nos aproximamos dele, mas ele não respondeu – Ei, Connor! – disse mais alto, estalando o dedo na cara dele.
- O que? – ele respondeu vago, notando nossa presença.
- O que está fazendo parado ai? – Nigel perguntou tomando os objetos de sua mão – Aqui só tem três, ainda falta um e só temos mais 2 minutos!
- Quem é aquele cara? – ele ignorou a pergunta de Nigel e olhei para a direção em que ele olhava. Rebecca estava sentada na mesa da Grifinória em um papo animado com um garoto da mesma casa que ela.
- Alex Parrish, sexto ano da Grifinória, namorado da Becky – respondi automaticamente e ele me olhou espantado – Por quê?
- Não sabia que ela estava namorando.
- É novidade. Como a Clara diz: Quem não dá assistência, abre concorrência e perde a preferência – notei que ele se incomodou com o fato de Becky estar namorando, mas prendi o riso – Será que podemos voltar à tarefa? O que está faltando?
- Ahn, é... Um espelho de duas vias. Está atrás do quadro que dá passagem pra cozinha.
- Eu pego, fiquem ai.

Nigel devolveu os objetos a Connor e saiu correndo na direção da cozinha, voltando segundos depois com o espelho na mão. Voltamos ao pátio e assim que pisamos na área marcada, o último grão de areia da ampulheta caiu. Micah sorriu satisfeito e vimos outros grupos chegando correndo, todos no mesmo estado que o nosso, com um palmo de língua para fora e esbaforidos.

- Muito bem, quase todos voltaram no tempo e estou vendo que apenas dois grupos conseguiram os 10 objetos, mas não tem problema, era só um exercício de aquecimento. Como uma gincana, pra descontrair a primeira aula – Shannon falou divertida e a turma inteira olhou torto pra ela.
- Gincana? – um garoto da Lufa-Lufa falou quase sem forças, indignado – Pra descontrair???
- Sim, Sr. Cadwallader, uma gincana – Micah falou caminhando entre os grupos – Ou vocês acham que os treinamentos em Vigilância e Rastreamento consistem em localizar objetos dentro de um castelo seguro, dispondo de um mapa?
- Você chama aquilo de mapa? – uma menina da Grifinória falou também indignada – Eu não entendi nada do que estava escrito!
- Eram coordenadas marcadas através da latitude e longitude dos objetos – uma menina da Corvinal respondeu. Ela era do outro grupo que localizou os 10 objetos.
- Exato – Micah pareceu satisfeito por mais alguém além do Connor ter entendido a piada de mau gosto – Foi só uma pegadinha com vocês, não se preocupem com esse tipo de coordenadas. Fora daqui, em serviço como aurores, vocês não terão nenhum tipo de coordenada. E muito menos vão rastrear objetos. Vocês irão rastrear bruxos das trevas perigosos nos lugares mais inusitados.
- E agora que a busca terminou, vamos voltar para a sala, pois vamos falar da parte da vigilância, que é de extrema importância.
- Levem os objetos que resgataram, depois vamos anotar quanto cada grupo conseguiu.

Sem muita pressa a turma ia voltando para dentro do castelo, todos cansados da correria. Passamos mais de uma hora ouvindo Micah e Shannon falarem sobre Vigilância e Rastreamento e por mais que não tivesse mais nenhum exercício pratico naquela aula, me vi tendo a atenção presa em cada palavra dita pelos dois. Sabia que ia ser exaustivo e nada fácil, mas acho que finalmente tinha encontrado a profissão perfeita.