Sunday, July 01, 2012


A noite do baile de formatura havia finalmente chegado. Depois da nossa colação de grau, McGonagall ofereceu um jantar para as famílias dos formandos no salão principal. Nisso a comissão de formatura não se meteu, era um presente da diretora e professores. Foi uma noite divertida e muito agradável com nossos pais, mas depois que o jantar terminou e eles foram embora, a comemoração de verdade começou. Os alunos da Lufa-Lufa haviam organizado uma última festa no salão comunal deles e durou a madrugada inteira. Lá foi a festa só dos alunos, mas agora era a hora da festa com todos os convidados. E Hogwarts estava irreconhecível.

O tema da nossa festa era “Era uma vez...” e todo o castelo havia sido decorado como se fosse um imenso livro de contos de fadas. Quando entravam pelos portões de ferro, os convidados eram recebidos por homens vestidos como uma Guarda Real que indicavam o caminho até as réplicas da carruagem da Cinderela que iam leva-los até o castelo. E o caminho por onde as carruagens passavam era todo decorado de tijolos amarelos, representando a estrada de O Mágico de Oz.

Também tinha uma réplica da carruagem da Cinderela estacionada no meio do gramado, com uma abóbora gigante parada ao seu lado. A fonte dos desejos que construímos com pedaços dos escombros do castelo estava bem no meio do pátio, com um sapo de borracha com coroa de príncipe na beirada dela. Tinham flores gigantes e cogumelos coloridos representando Alice in Wonderland, uma arca do tesouro desenterrada perto do lago com uma bandeira preta de pirata cravada ao seu lado, uma macieira com maças de verdade e todo o tipo de criaturas de contos de fadas escondidas por toda a extensão do jardim, entre muitas outras coisas. Tinha um pouco de cada conto de fadas.

Quando as pessoas passavam pelo arco do hall de entrada eram recebidas por dois cavaleiros montados em um cavalo alado de Beauxbatons, um de cada lado, também vestidos como a Guarda Real, e os formandos estavam esperando por suas famílias ali, para acompanha-las até as mesas. Estávamos todos fantasiados como personagens de contos de fada e minha fantasia era de Chapeuzinho Vermelho, o que era bem irônico, e Hiro estava vestido de Caçador. Haley e Justin estavam de Banca de Neve e Prince Charming, Arte e Tuor de Bela e Príncipe Adam, Keiko era Malévola, JJ o Gato de Botas, Rupert foi de Grilo Falante, Julian e Lena optaram por Jasmin e Aladin, Zach e Kaley estavam de Hansel e Gretel e Jamal e Penny foram de Chapeleiro e Alice, mas juraram que não haviam combinado nada. Gabriela e Devon estavam muito engraçados fantasiados de Fiona e Shrek, embora ele tenha se recusado a pintar o rosto de verde e optado por uma máscara, e Lenneth foi vestida de Ariel, mas sem a calda, estava com o vestido verde. James, Graham e Dean formaram um grupo e foram vestidos de Capitão Gancho, o Crocodilo e Peter Pan. E Amber, MJ e Sheldon também formavam um grupo, vestidos respectivamente de Dorothy, Espantalho e Homem de Lata. Quando perguntei a ela como convenceu Sheldon a se juntar ao grupo, ela disse que bastou dizer a ele que o Homem de Lata era o C3PO dos contos de fada.

Papai deu muita risada da minha escolha de fantasia e me estendeu o braço para guia-los para dentro do Salão Principal. Na entrada dele, cobrindo a porta, estava a capa do imenso livro de contos de fada feita por MJ. Tinha um “Era uma vez...” desenhado em letras medievais bem no centro dele e quando a porta era aberta, dava a impressão que estávamos abrindo o livro e entrando em um conto de fadas. E era exatamente essa a sensação que se tinha quando entrava no Salão Principal. Ele estava todo decorado como o interior do castelo da história da Bela e a Fera. Um candelabro gigantesco, exatamente igual ao que tinha no livro, estava pendurado no centro do salão e era cercado por cópias dele em tamanho menor. As mesas das casas deram lugar a mesas redondas decoradas com um espelho igual ao da Rainha Má, que funcionava como espelhos de várias vias, bastava dizer o numero da mesa e os rostos de seus ocupantes apareciam. Todos os talheres, taças e xicaras também eram como as de A Bela e a Fera e esculturas de gelo reproduzindo os personagens escolhidos pelos alunos para se fantasiarem estavam enfileiradas nas laterais do salão.

O palco aonde os Orcs iam se apresentar havia sido montado onde ficava a mesa dos professores e estava todo decorado como se fosse uma floresta. Afinal, ogros preferem florestas. E em um canto perto do palco estava uma mesa com tiaras e coroas de reis e rainhas, asas de fada, varinhas de condão, plumas, acessórios de piratas e muitos outros enfeites de contos de fadas para os convidados que quisessem entrar no clima da festa. Meus pais, Gabriel, Madeline e meus sobrinhos foram direto até ela quando entraram no salão. As gêmeas logo penduraram asas de fada nas costas e Evan se vestiu de pirata. Miyako apareceu logo depois para enfeitar Eicca com os mesmos acessórios de Evan e em questão de minutos os dois estavam correram pelo salão batendo suas espadas de plástico simulando um duelo.

As turmas foram chamadas para frente do palco para as tradicionais fotos e primeiro fomos separados por turmas e casas, mas depois de uma sequencia interminável de fotos nesse formato, fomos autorizados a nos misturar. Foi uma bagunça, todo mundo se atropelando para se juntar a amigos de outras casas ou das outras escolas e enquanto fazíamos essa zona toda, o fotógrafo ia registrando. Em uma das fotos sai dando um abraço apertado em Gabriela, em outra James me dava um beijo na bochecha e sai em uma toda descabelada porque Devon resolveu me despentear, mas na maioria estava pendurada nas costas de Hiro.

Os Orcs subiram ao palco logo depois do jantar. Por serem uma banda inteiramente formada por ex-alunos de Hogwarts que deixaram a escola quando estávamos no 1º ano, todos os formandos já estavam mais do que acostumados a eles, mas isso não diminuiu a gritaria dos alunos do 6º pra baixo que ainda não os conheciam. Todo mundo se amontoou na frente do palco e pulou e cantou até o pé doer e a voz falhar. Quando voltei pra mesa minha sandália já estava na mão e a capa da fantasia pendurada no ombro de Hiro, que já tinha desistido de carregar o arco do Caçador.

- Filha, já estamos indo – mamãe falou quando paramos para respirar um pouco. Tia Yulli, tia Alex, tia Sam e tia Miriam estavam sentadas na nossa mesa e gargalhavam alto.
- Mas ainda é cedo! – olhei no relógio e me espantei de ver que já passava das 23h – Ok, não é tão cedo.
- Não estamos voltando pra casa, vamos ficar mais uma noite em Hogsmeade e conhecer o The Old Haunt que Ben tanto fala.
- Ah, agora sim entendi porque já estão indo embora... – ela me puxou para um abraço.
- Mas somos só nós, Gabriel, Miyako, Ty, Seth e Griff não estão com cara de que vão embora tão cedo... – ela apontou para o outro lado do salão, onde os cinco estavam acomodados em uma mesa com suas esposas e o marido da tia Miyako conversando animados enquanto as crianças dormiam na mesa ao lado.
- E vocês não vão levar seus netos embora? – fingi indignação e ela riu.
- Nem pensar, já criei os meus!

Despedi-me dela e de papai, Hiro se despediu da tia Yulli e do tio Sergei e enquanto os outros saíram em busca dos filhos para avisar que estavam indo embora nos acomodamos na mesa. Estava exausta da festa na Lufa-Lufa que durou a madrugada inteira e de ter trabalhado na montagem do jardim e deitei a cabeça no ombro dele, bocejando. Ficamos escorados um no outro em silêncio só observando as pessoas espalhadas pelo salão e de repente minha atenção se voltou para Leslie, que estava em uma mesa do outro lado conversando com os pais e um rapaz que pela aparência só poderia ser seu irmão. Ela não parecia muito animada e olhou para nossa mesa, mas desviou o olhar depressa quando viu que estava olhando para ela.

- Hiro... Eu roubei você? – perguntei de repente, desencostando a cabeça de seu ombro.
- Bem... Sim. Roubou. – ele respondeu rindo um pouco – Mas só porque você nunca pensaria em roubar alguém, me roubou.
- Então eu sou a vilã. Ótimo.
- Terminar um namoro é chato, ainda mais quando a pessoa não fez nada errado, mas às vezes as coisas precisam acabar para abrir caminho para algo melhor.
- É só que... Ainda me sinto mal. Não me arrependo de nada, mas não me sinto bem quando vejo que ela está me olhando.
- Bom, se serve de consolo, não precisará mais se preocupar com isso depois de amanhã – ele segurou meu rosto e me beijou.
- Ei, tem espaço ai? – JJ se atirou no espaço vazio da mesa, seguido por Keiko.

Um a um nossos amigos foram se acomodando ao redor da mesa até estarmos todos espremidos no banco. Estava todo mundo cansado e ninguém levantou mais até que McGonagall desse a festa por encerrada. Ficamos para trás vendo o salão esvaziar, já quase 1h da manhã, e enquanto esperávamos que a diretora viesse nos expulsar da mesa percebi que aquela era a última vez que estaria sentada no Salão Principal com meus melhores amigos. Amigos que conheço desde que nasci e cresceram comigo, outros que conheci há sete anos, mas todos igualmente queridos. Foi inevitável ficar triste. Foi naquele momento que percebi o quanto eu sentiria saudade de Hogwarts. Pela primeira vez, entendi que aquele sempre seria meu verdadeiro lar. E eu não queria deixa-lo para trás.

So take the photographs
and still frames in your mind
Hang it on a shelf
of good health and good time
Tattoos of memories
and dead skin on trial
For what it's worth
it was worth all the while

It's something unpredictable
but in the end it's right
I hope you had the time of your life

Time of Your Life – Green Day

°°°°°°°°°°°°°°

N.A.: E esse foi o último texto da Clara nesse blog. Acho que de todos os meus personagens ela é com quem mais me identifico, então foi muito divertido escrever em seu nome nesses últimos quatro anos. Ela se despede aqui, mas continua em breve em outro espaço.